Menu

O que casais felizes e melhores amigos têm em comum

Já se perguntou ao olhar um casal bem sucedido, qual seria o segredo da felicidade deles? Veja 5 qualidades desses relacionamentos e desenvolva-as no seu casamento.

Um estudo recente comprova que a verdadeira troca de elogios em um casamento é um dos mais reveladores sinais de que você está em um relacionamento incrível. Elogios quando são feitos nos momentos certos e necessários, são muito valiosos porque comprovam a intimidade entre um casal.

Os melhores parceiros são aqueles que conseguem conciliar a amizade com o romance, aqueles que conseguem erguer o ego do companheiro sem se sentir diminuído por isso. Você já elogiou seu cônjuge hoje? Consegue lembrar qual foi o último elogio que disse a ele? Com qual frequência costuma lisonjear seu amado com palavras agradáveis?

Como já sugeriu C. S. Lewis, “se deseja ser amado, seja amável”. Verifique essas questões.

1. Amabilidade

“Um elogio valioso é aquele que é considerado fundamental tanto para a pessoa que elogia como para quem recebe o elogio (Janet Holmes).”

Sabemos que casamentos se desfazem muitas vezes por falta de amor, é comum ouvirmos a frase “eu não o amo mais”, ou “ela não me ama mais”, porém onde começa essa falta de amor, de bondade, de carinho e afeição?

A resposta pode ser: quando deixamos de admirar a outra pessoa. Para um bom casamento o amor só não basta, como pensam os adolescentes apaixonados. É necessário muito mais do que isso, precisamos conhecer e reconhecer as coisas boas que realizamos um para o outro.

2. Gratidão

A atitude de ser grato pode tornar a vida mais fácil e simples, quando paramos para perceber nossas conquistas alcançadas, nossos sofrimentos já vividos, nossos filhos crescendo, entre outras coisas, conseguimos ver o bem que estar casado nos fez e conseguimos enxergar a felicidade.

Um estudo realizado recentemente com casais, apontou que entre os participantes apenas de 10% a 29% deles respondiam “obrigado” quando recebiam elogios de seus companheiros, isso porque ficavam constrangidos e muitas vezes não sabiam o que dizer.

Podemos pensar que estavam desacostumados a ouvir elogios, ou que considerassem não merecer aquele elogio, mas essa sensação de desconforto pode afetar nossa vontade e constância em elogiar nosso cônjuge. Sejamos mais gratos elogiando com mais frequência, um elogio também é um presente de gratidão a tudo que recebemos do outro diariamente.

3. Proximidade

Outro estudo publicado no New York Times sobre as 36 maneiras de amar, elenca algumas características importantes em um bom relacionamento, entre elas considera imprescindível a manutenção de uma boa amizade e proximidade entre os cônjuges mesmo depois de muitos anos de casados.

Quanto mais íntimos nos tornamos de uma pessoa, mais facilmente conseguimos perceber seus defeitos e erros, assim é no casamento, os defeitos gritam em nossos ouvidos toda manhã quando acordamos e percebemos a toalha molhada na cama.

Então esse não seria o momento ideal para um elogio, pois conforme afirma Susan Krauss, professora de psicologia na Universidade de Massachusetts “se um elogio parece forçado ou superficial, pode ter o efeito oposto”.

Porém reserve esse elogio, aguarde o instante, certamente depois em algum momento do dia valerá a pena lembrar seu cônjuge das suas qualidades, fazendo-o se sentir animado, levantando sua autoestima, todos precisamos disso, não deixe que a rotina e a proximidade de anos o impeça de lembrar dos inúmeros atributos que seu cônjuge possui.

4. Conhecimento

Não podemos dizer que algo é belo sem enxergarmos, ou que algo é gostoso sem provarmos seu sabor, precisamos degustar, apreciar as coisas, e ah! quantas coisas existem no mundo para conhecermos, contudo as mais admiráveis podem estar em nossa frente e deixamos de experimentá-las ou conhecê-las melhor.

Se decidirmos conhecer mais profundamente nosso cônjuge, nossos filhos, nossos amigos e familiares, com mais facilidade poderemos elogiá-los, e elogios mais consistentes também, se buscarmos saber quais são suas ambições, suas inseguranças, seus desejos para o futuro, entre outras coisas, mostraremos o quanto nos importamos com eles, aumentando nossa qualidade de convívio.

Obviamente um relacionamento com elogios positivos é mais feliz e mais íntimo do que um sem, entretanto a falta de elogios pode afetar a forma com que nos sentimos a respeito do outro e como enxergamos o outro.

5. Emoções

Coloque emoções, evoque-as em suas palavras, não galanteie seu cônjuge por mera obrigação, ou de qualquer jeito, ame-o verdadeiramente com sentimentos sinceros e reais, olhe nos seus olhos e repita frases de poesia, não espere só receber. Doe elogios.

Em 2004 um estudo realizado pelo Jornal Communication Ocidental que examinou elogios entre casais, constatou que, os elogios mais memoráveis não eram sobre a aparência ou talento, mas aqueles com base em emoção. Nós preferimos ouvir “Seu sorriso me faz sentir tão perto de você”, do que “Como você é linda”, comprova esse estudo.

Sugestão Final

Faça uma lista numérica de elogios que você recebeu de seu cônjuge, ao lado de cada um deles, tente elencar alguns que você já fez a ele, se houverem faltado elogios de sua parte procure fazê-los o mais breve e da melhor maneira possível.

Categories:   Casamento, Relacionamentos

Comments