Menu

Dúvida: “Coloquei meu casamento nas mãos de Deus, então por que acabou?”

Dúvida: “Coloquei meu casamento nas mãos de Deus, então por que acabou?”

Resposta: “Talvez essa seja a pergunta de milhares de pessoas ao redor do mundo. Há certas coisas que acontecem em nossa vida que fogem do nosso controle e nos levam ao limite das emoções e uma dessas é a separação de um casamento. A dor da traição, da injustiça é algo que só Deus pode curar por completo. Nem todos que se divorciaram, estavam de acordo entre si. Na maioria dos casos um dos dois sempre deu o melhor de si, passou anos e anos demonstrando amor, afeto, atenção, e se fosse preciso, mudaria qualquer atitude para ver seu relacionamento restaurado e feliz. Porém, nós sabemos que quando um não quer, nada pode ser feito. A Bíblia diz:

Porventura poderão dois andarem juntos, se não estiverem de acordo?” (Amós 3:3)

Praticamente todos os dias eu recebo mensagens de pessoas que se divorciaram ou estão a ponto de terminarem um casamento de anos, que tinha tudo para dar certo, mas de repente algo atrapalhou e agora elas estão diante do “terror” de uma separação. Na maioria destes casos, são mulheres que foram substituídas pelas amantes, “jogadas de lado” pelos maridos, como se nunca tivessem algum valor e como se fossem elas obrigadas a aceitar tudo “numa boa”. Como o coração de Deus se parte com isso! Essa nunca foi a Sua vontade! A Bíblia diz em Malaquias 2:15,16 que Deus detesta o divórcio, porque Ele sabe o quanto isso fere o coração de Seus filhos e destrói o seu maior projeto: a família. Jesus disse em Marcos 10:9 que o plano inicial de Deus, desde a criação do mundo, ainda continua de pé – “Portanto, o que Deus uniu, ninguém o separe.” Mas pouco antes, ele disse que a lei do divórcio foi permitida por causa da dureza do coração do homem. (v. 4 e 5)

Isso nos dá a resposta para a pergunta: “Por que tudo deu errado, se colocamos nas mãos de Deus?“. É que para um casamento ser feliz e abençoado, não depende apenas de Deus, mas sim dos dois cônjuges. Deus permitiu o divórcio porque não poderia forçar o livre arbítrio de cada um, porém Ele alerta sobre as consequências de se fazer escolhas erradas (Gálatas 6:7,8).

Se você está passando por um momento difícil em sua vida, saiba que Deus entende a sua dor. Ele não fica insensível em relação à isso e se você buscá-Lo, Ele fará com que todas as coisas que deram errado, cooperem para o seu bem, como diz em Romanos 8:28 – “Sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.”

Parece impossível? Para Deus nada é impossível! Busque tirar lições importantes de tudo o que você passou. Faça uma reflexão sobre seus erros e acertos e creia que Deus tem o melhor para você. Sua história de dor pode ser transformada por Jesus, você sabia? Ele veio ao mundo para isso. Veja:

O Espírito do Soberano Senhor está sobre mim porque o Senhor ungiu-me para levar boas notícias aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros, para proclamar o ano da bondade do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus, para consolar todos os que andam tristes, e dar a todos os que choram em Sião uma bela coroa em vez de cinzas, o óleo da alegria em vez de pranto, e um manto de louvor em vez de espírito deprimido. Eles serão chamados carvalhos de justiça, plantio do Senhor, para manifestação da sua glória.” (Isaías 61:1-3)

Se ainda há a possibilidade de restauração, então lute por isso! Contudo se não é mais possível, busque forças em Deus e se for da Sua vontade, que Ele coloque outra pessoa em sua vida. Não desanime e não desista. Não tente preencher o vazio do seu coração com outro amor, pois isso só trará mais vazio. Apegue-se com Deus mesmo que você esteja cansado e angustiado, pois Ele é quem te dará o descanso (Mateus 11:28-30). Deus tem uma mensagem muito especial para você neste momento. Guarde ela com você:

Desde que vocês nasceram Eu os tenho carregado, sempre cuidei de vocês. E quando ficarem velhos, eu serei o mesmo Deus, cuidarei de vocês quando tiverem cabelos brancos. Eu os criei e os carregarei, Eu os ajudarei e salvarei.” (Isaías 46:3,4)”

 

Categories:   Aconselhamento, Destaque, Dúvidas

Comments