Menu

20 motivos de oração pela família

Estas 20 coisas pelas quais você deve orar fortalecem seu casamento e podem realmente salvá-lo.

Acho engraçado como as histórias nos contos de fada terminam – em geral, depois de muitos desafios, o casal consegue ficar junto, casam e “vivem felizes para sempre”.

E muitas pessoas realmente acreditam nisso! Que vão se casar e, pura e simplesmente, viver feliz para sempre.

O amor é um sentimento muito poderoso. Mas quando os atritos do dia a dia surgem, quando as diferenças de criação aparecem e quando os objetivos pessoais começam a apontar para direções diferentes, o amor é realmente posto à prova.

Quando as coisas ficam realmente difíceis, enquanto se debatem tentando encontrar maneiras de salvar um relacionamento aparentemente sem salvação, vocês se lembram de orar?

Jesus ensinou seus discípulos: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á” (Mateus 7:7-8).

Não se trata de mágica. Quando colocamos nossa fé em ação e buscamos a ajuda Divina por meio da oração, os milagres realmente começam a acontecer.

Existem muitas formas de orar.

O Salvador deixou um modelo perfeito de como orar. Em Lucas 11:1-3, o Mestre ensina passo a passo: primeiramente chamamos pelo Pai, em seguida agradecemos e pedimos as coisas de que precisamos, e encerramos a oração em nome de Jesus Cristo (João 14:13-14).

Acontece que, quando a situação está difícil, temos uma tendência de orar por paciência. E só.

A paciência é uma virtude essencial em todos os relacionamentos, mas não é o suficiente para construir um casamento feliz.

Confira abaixo uma lista de 20 coisas pelas quais você deve orar a fim de fortalecer seu casamento:

1. Crença

Atos 16:31 – “E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.”

2. União

Eclesiastes 4:12 – “E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.”

Mateus 19:6 – “Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.”

3. Coragem

Josué 1:9 – “Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.”

4. Conhecimento

Filipenses 1:9-10 – “E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento, Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo.”

5. Discernimento

Efésios 4:29 – “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.”

6. Amor

I Coríntios 13:4-7 – “O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”

7. Fidelidade

Provérbios 3:3-4 – “Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço; escreve-as na tábua do teu coração. E acharás graça e bom entendimento aos olhos de Deus e do homem.”

8. Benignidade

Efésios 4:32 – “Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.”

9. Companheirismo

Eclesiastes 4:9-10 – “Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante.”

10. Frutos do Espírito

Gálatas 5:22 – “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.”

11. Generosidade

Provérbios 11:25 – “A alma generosa prosperará e aquele que atende também será atendido.”

12. Gentileza

Colossenses 4:6 – “A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um.”

13. Esperança

I Pedro 1:6-7 – “Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações. Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo.”

14. Humildade

Filipenses 2:3-4 – “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros.”

15. Intimidade

1 Coríntios 7:5 – “Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência.”

16. Paz

Salmos 122:7 – “Haja paz dentro de teus muros (…).”

Salmos 29:11 – “O Senhor dará força ao seu povo; o Senhor abençoará o seu povo com paz.”

17. Proteção

2 Tessalonicenses 3:3 – “Mas fiel é o Senhor, que vos confirmará, e guardará do maligno.”

18. Respeito

Efésios 5:33 – “Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido.”

19. Entendimento

I Pedro 3:7 – “Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus coerdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações.”

20. Confiança

I João 4:18 – “No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor.”

Não importa quão ruins as coisas estejam. Deus tem o poder de trazer perdão onde só há discórdia, de restaurar o que foi perdido, de curar o que está machucado e de fazer brotar amor em um coração aparentemente endurecido.

Categories:   Aconselhamento, Casamento, Destaque, Pastorais, Relacionamentos

Comments